O que é a gripe?
UMAreclamar(CID 10 - J11) é uma doença respiratória infecciosa causada pelo vírusGripe, que causa sintomas como febre alta (acima de 38°C), dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
propaganda
propaganda
Gripe e COVID-19: diferença
Embora tenham sintomas semelhantes, o COVID-19 costuma causar doenças mais graves.
Além disso, as manifestações das duas doenças podem ter algumas diferenças: a gripe costuma ser identificável até 2 dias após seu aparecimento, enquanto o coronavírus (SARS-CoV-2) causa um estado mais “preguiçoso”.

Minha vida
causas
A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente surgem repentinamente, comFebre, vermelhidão da face, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas físicos tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, muitas vezes com tosse seca.

Getty Images
Diferença entre gripe e resfriado
os sintomas deEu chamoe a gripe são semelhantes. No entanto, o resfriado comum geralmente é causado por um rinovírus. Os primeiros sintomas são geralmente coceira no nariz ou irritação na garganta. Depois de algumas horas, espirros e coriza podem aparecer. Ao contrário da gripe, no entanto, a condição não progride para febre.
propaganda
Saber mais: Influenza x coronavírus: conheça as diferenças e como se prevenir
propaganda
O tipo
O vírus da gripe possui basicamente os tipos influenza A, influenza B e influenza C, todos altamente transmissíveis.
Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais em diversas regiões do mundo, circulando principalmente no inverno. O tipo C causa infecções mais leves.
propaganda
Todos os tipos de vírus influenza podem sofrer mutações, sendo a variante A mais mutável que a variante B; este do que C. Os tipos A e B causam maior mortalidade do que o tipo C.
O tipo A é classificado em subtipos como H1N1 e H3N2 que atualmente circulam em humanos. Tipo B é dividido em duas linhas: Victoria e Yamagata. Apesar de suas peculiaridades genéticas, cada um pode causar os mesmos sintomas.
queixa A
O vírus influenza tipo A é comum em humanos, porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.
propaganda
A gripe tipo A também pode ser dividida em subtipos com base na combinação de proteínas. Apenas dois subtipos podem afetar os humanos.
Subtipos de influenza A que afetam humanos:
- gripe H1N1
- Problemas com H3N2
Subtipos de influenza A que afetam outros animais:
propaganda
- H5N1
- H7N9
- H10N8
- H3N2v
- H1N2v
- H7N9
queixa B
A influenza B é um tipo de gripe que afeta apenas humanos e raramente afeta animais marinhos. Eles não são classificados em subtipos, mas em linhagens chamadas de linhagens.Yamagatamivitoria.
Influenza C
A influenza C é um tipo de gripe que pode infectar humanos e porcos e é detectada com menos frequência. Causa infecções fáceis e, portanto, muitas vezes é confundido com resfriados ou alergias respiratórias.
sintoma
Inicialmente, os sintomas da gripe, comoEu chamomuitas vezes com coriza, espirros e dor de garganta.
Mas você pode dizer a diferença entre um resfriado e uma gripe pela progressão dos sinais, porque o resfriado vem lentamente enquanto a gripe tende a aparecer repentinamente.
propaganda
sintomas comuns de gripe
- Febre superior a 38°C
- Músculos doloridos, especialmente nas costas, braços e pernas
- calafriosmiSuor
- dor de cabeça
- Para% sseco e persistente
- fadigae fraqueza
- Congestionamento nasal
- dor de garganta
Quanto tempo dura a gripe?
UMAFebreÉ o principal sintoma da gripe e dura cerca de 3 dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais perceptíveis à medida que a gripe progride e geralmente duram três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
É uma doença muito comum em todo o mundo e é possível que uma pessoa contraia gripe várias vezes durante a vida.
A gripe também é frequentemente confundida com outros vírus respiratórios e, portanto, diagnosticada definitivamente apenas por testes laboratoriais específicos.
Diagnosticar
O diagnóstico é feito pelo médico (GP) com base nos sintomas clínicos do paciente e em uma amostra de secreção nasofaríngea, que deve ser preferencialmente coletada nas primeiras 72 horas após o início dos sintomas.
Esses testes podem fornecer resultados em 30 minutos ou menos. No entanto, os resultados variam muito e nem sempre são precisos. Seu médico pode diagnosticá-lo com gripe, apesar de um resultado negativo com base em seus sintomas.
propaganda
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver gripe ou suas complicações incluem:
Anos
A gripe tende a afetar crianças pequenas (bebês) e adultos mais velhos devido à baixa imunidade. Isso não impede que outras pessoas contraiam a doença, e não apenas uma vez na vida.
condições de vida ou de trabalho
As pessoas que moram ou trabalham em instalações como asilos ou quartéis militares com muitos outros residentes têm maior probabilidade de contrair a gripe.
propaganda
sistema imunológico enfraquecido
tratamentos deKrebs, drogas anti-rejeição e corticosteróidesHIV/COMO ASpode enfraquecer o sistema imunológico. Isso pode tornar mais fácil pegar a gripe e também aumentar o risco de complicações.
Doença crônica
Doenças crônicas comoasma,Diabetesou problemas cardíacos, podem aumentar o risco de complicações da gripe.
gripe na gravidez
As mulheres grávidas são mais propensas a desenvolver complicações da gripe, especialmente no segundo e terceiro trimestres.
propaganda
Embora o risco de consequências graves seja maior, as grávidas gripadas ainda podem se preocupar em tratar os sintomas, o que pode ser feito com soluções caseiras. entenda mais sobre issogripe na gravidez.
obesidade
pessoas com umIMCAqueles com mais de 40 anos correm maior risco de complicações da gripe.
O restante dos fatores de risco segue a mesma linha dos listados para outros tipos de grupos:
propaganda
- Fique em locais fechados e com grupo de pessoas.
- Leve as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las primeiro
- Ficar em contato próximo com uma pessoa doente
tratamento
Aviso:Mesmo medicamentos de venda livre, como os prescritos para gripe, podem causar reações indesejadas. Somente o médico poderá indicar o medicamento mais adequado para cada caso.
remédios caseiros para gripe
Os remédios caseiros para resfriados e gripes não ajudam a curar essas condições, mas fornecem um leve alívio enquanto o corpo não completa esse ciclo. Segundo a nutricionista Lenina Matioli, os remédios caseiros mais populares para a gripe para ajudar a aliviar os sintomas são:
- Suco de laranja com limão:A ingestão contínua dessa vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Xarope de alho:A substância é anti-inflamatória e melhora os sintomas de congestão nasal.
- Suco de maçã com mel:O mel ajuda a hidratar as membranas mucosas do trato respiratório e ajuda na tosse seca.
- Alho cozido com mel:Combine os benefícios acima de ambos os alimentos.
- Anacardo:Seu consumo pode ser intercalado com limão e laranja, o que contribui para um maior aporte de vitamina C.
- Sopa de frango:Não melhora os sintomas, mas é uma refeição equilibrada e ajuda a melhorar o equilíbrio do organismo.
camiseta Grippe
Para aliviar os sintomas da gripe, pode ser acompanhado com chá de rooibosRuivoe própolis. Essas substâncias não só combatem vírus e bactérias, como também aumentam a imunidade. Para isso você precisa:
propaganda
- 200ml de água
- 1 pedaço de gengibre
- 1 coluna Chá com extrato de rooibos
- 5 gotas de própolis
modo de preparação
Aqueça a água e um pedaço de gengibre e desligue o fogo antes que ferva. Adicione o extrato de rooibos e deixe em infusão por cinco minutos. Coe e acrescente as gotas de própolis e beba em seguida.
A receita foi recomendada pela notável nutricionista funcional Patricia Davidson.Instagrampor seus conselhos sobre como manter seu corpo e saúde em boa forma.
Existe uma cura?
O prognóstico costuma ser bom, mas em alguns casos, dependendo da gravidade,a gripe pode levar à morte. Porém, se o paciente seguir o tratamento indicado pelo médico, costuma ter resolução completa do quadro.
propaganda
prevenção
A gripe é contagiosa?
A gripe é uma doença aguda e contagiosa. A principal via de transmissão do vírus é através do trato respiratório do corpo. O clima mais frio é favorável para o vírus porque ele sobrevive melhor e pode ser transmitido com mais facilidade, já que os locais estão fechados e mais lotados.
Vacina da gripe
UMAVacina da gripeé a melhor forma de evitar a gripe e suas complicações.Uma nova dose deve ser administrada a cada ano., já que sua composição muda de acordo com o tipo de vírus com maior probabilidade de propagação.
A vacina previne cerca de 70-90% dos casos de influenza, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado comum.
O efeito preventivo da vacina contra a gripe é observado cerca de duas semanas após a sua administração. Portanto, a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, quando ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus usado na vacina foi inativado em laboratório, a vacina não pode causar gripe.
propaganda
Os possíveis efeitos colaterais da vacina contra a gripe costumam ser leves, como dor no local da injeção, febre e mal-estar que dura um ou dois dias.
Há evidências de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistência à doença, portanto todas as pessoas com acesso à vacina devem recebê-la anualmente. Ainda não existe vacina para o resfriado comum.
Saber mais: Veja tudo sobre a vacina da gripe aqui!
viver juntos (prognóstico)
As melhores maneiras de viver bem durante o tratamento da gripe são:
- Descanse e fique em casa – isso ajudará na recuperação e evitará que o vírus se espalhe para amigos e familiares.
- Beber muita água e se alimentar bem também são necessários para uma melhor recuperação.
- Não fique muito tempo deitado para que seus pulmões tenham uma melhor ventilação.
possíveis complicações
Embora a gripe tenda a ser muito desconfortável, geralmente desaparece em uma ou duas semanas sem efeitos duradouros. Mas crianças e adultos de alto risco podem desenvolver complicações como:
- infecção pulmonar
- Bronquite
- crise aasma
- problemas de coração
- infecção na orelha
A pneumonia é a complicação mais grave. Para adultos mais velhos e pessoas com doenças crônicas, a pneumonia pode ser fatal.
Links úteis
Secretaria de Vigilância Sanitária
referências
Renato Kfouri, infectologista da Maternidade e Hospital Santa Joana
Marcelo Mendonça, Infektiologe am Krankenhaus Santa Paula
Andréa Kasmim, clínica geral e pediatra
clínica Mayo